BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Exposição Corpo Humano:Real e Fascinante




O Primeiro post a gente nunca esquece...então,nada melhor do que falar daquilo que amamos,no meu caso o corpo humano!(Futura Médica)
Fui com minha amiga Gabi (Blog da Gabi) na Exposição Corpo Humano:Real e Fascinante em Porto Alegre.Sem querer ser redundante,mas é realmente real e muito muito fascinante!Real porque os corpos foram rigorosamente tratados com a técnica de polimerização e fascinante pelo número de detalhes apresentados para aqueles que não somente amam o corpo humano,mas também para quem tem a curiosidade de saber afinal do quê e como somos feitos.

São nove setores, que apresentam cada sistema do organismo humano. Entre eles, o Esqueleto e suas mais de cem juntas, destacando o papel condutor e regulador doSistema Muscular. O Sistema Nervoso mostra a velocidade de comunicação entre as células. Também exibe a utilização do oxigênio no Sistema Respiratório e os processos químicos e mecânicos, que compõem o Sistema Digestivo.

O espectador confere ainda o funcionamento dos sistemasUrinário, Reprodutor e Circulatório, além de ver a preservação de um corpo saudável graças aos avanços das pesquisas médicas e tecnológicas, em O Corpo Tratado. No último, são lembrados o desenvolvimento de próteses para a maioria das partes do corpo e também os equipamentos utilizados pelos médicos em um procedimento cirúrgico.Há uma ala de fetos,onde pode-se acompanhar as semanas da gestação.

Espero que quem fuma,vá á exposição e deixe de fumar na ala,onde mostra a diferença de um pulmão sadio e de um pulmão de um fumante,é realmente enorme a diferença!Quem sabe,as pessoas olhando o que elas estão fazendo consigo mesmas,deixem de fumar.Pois as monitoras explicam que um pulmão pode entre 5 à 10 anos voltar a ficar sadio.Então a velha desculpa de que é velho demais pra parar de fumar não existe,sempre é tempo de fazer o que é certo!

Vale a pena destacar que a monitora explica que cada pessoa que ali está permitiu que seu corpo fosse estudado em benefício da ciência e medicina.A dissecação de corpos foi e é indispensável pra medicina, que evoluiu muito graças à dissecação.Não podemos voltar a Idade Média e achar pavoroso a dissecação e o corpo como ele é,onde na idade média,a igreja condenava severamente o estudo de corpos humanos,mas em virtude de muitos cientistas daquela época terem a coragem de ultrapasar as barreiras da "escuridão" e estudarem os corpos foi possível conhecer a circulação sangúinea,e salvar pessoas com problemas de má circulação,de coração etc. Enfim,devemos agradecer a esses cientistas que por muitas vezes chamados de hereges e loucos à evolução da medicina que hoje é capaz de fazer verdadeiros "milagres" que anos atrás,eram casos perdidos!A época de horror e pecado ficou para trás,é preciso olhar pra frente,e contemplar a ciência que estuda o corpo humano e seus mistérios.

É imperdível a expo,recomendo à quem não foi que vá!Não podia deixar de dar nota zero ao ditador de araque venezuelano Hugo Chávez que proibiu a exposição corpo humano,é uma pena pelo povo venezuelano que não teve nem o direito de escolher se gostaria de ir na exposição ou não.Infelizmente ignorância ainda é um mal que aflinge o século XXI.